Paciente fala da importância do Hospital Oncológico Samuel Libânio para sua vida
18/08/2025
(Foto: Reprodução) Crédito: Divulgação
O paciente Giovanni Trincha Paiva que faz seu tratamento no Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) é mais um exemplo de força e perseverança. O morador de Jacutinga, que traz seu entusiasmo e bom humor para outros pacientes, fez questão de falar sobre a importância do Hospital Oncológico em sua vida.
“Se estou respirando hoje e por causa desse hospital. Agradeço ao Dr. Rafael Santos e a equipe dele que sempre me incentivaram, deram um up mesmo no momento que eu descobri que precisava fazer quimioterapia. Passei com a doutora Camila, profissional 100%, e fui para dentro da sala de quimioterapia com as enfermeiras. Comecei meio abalado, mas conforme o convívio e os conselhos médicos e a convivência com as próprias enfermeiras, eu fui ganhando vida. Elas me deixaram com o astral muito melhor. No final da minha sessão de quimioterapia eu disse para as enfermeiras, que elas não se restringem a administradoras de medicamentos. Elas são amigas, psicólogas, confidentes, conselheiras, que têm um papel muito importante na vida do paciente. Elas são anjos, não são enfermeiras”, afirma emocionado.
Crédito: Divulgação
Giovanni, que trabalha na área de desenvolvimento de sistemas, descobriu o câncer após contrair Covid e faz tratamento há dois anos.
“Comecei a ter uns sintomas diferentes na região do abdômen. Eu procurei um clínico e ele me encaminhou para os exames e foi quando fui diagnosticado. Quando recebi a notícia da doença fiquei abalado, porque achei que era o fim. Só que ao chegar no Samuel Libânio, eu tive a sorte e o privilégio de conhecer o Dr. Rafael Santos, que foi divisor de águas na minha vida. Ele me tranquilizou, me deu um norte e fez minha cirurgia. Agora, minha doença está em remissão total”, conta.
O paciente do CHSL relembra com emoção dos conselhos do Dr. Rafael Santos.
“Ele me disse para viver um dia após o outro. Pediu que eu focasse na vida do meu filho. Depois disso, a Dra. Camila, elevou minha moral, me fez perceber que sorrir é a melhor coisa. Então, depois disso, fiquei sabendo que com as brincadeiras, as conversas, eu ajudei muita gente sem saber, acabei contagiando outros pacientes com a minha alegria. E devo tudo isso aos profissionais desse hospital que me fizeram assim”, declara Giovanni.
Desde a inauguração do primeiro pavimento em junho do ano passado, milhares de atendimentos estão sendo realizados no Hospital Oncológico. A nova recepção ampliou o acesso do paciente e agilizou o processo de tratamento. Na primeira fase, estão em funcionamento 36 consultórios e duas salas para pequenas cirurgias. Já o 2º pavimento do Hospital Oncológico inaugurado recentemente possui majoritariamente espaços para a quimioterapia dos pacientes, mas também conta com 10 consultórios multidisciplinares focados na oncologia. Com tudo isso, o Hospital Oncológico tem desempenhado um papel crucial no atendimento a pacientes oncológicos, oferecendo serviços de alta complexidade a 53 municípios.
Médico responsável: Dr. Saulo Gonçalves Lamas: CRM 53978 MG - RQE 36342 - RQE 36343