Caso Nicolly: 1 mês após corpo ser encontrado, polícia confirma conclusão das investigações
18/08/2025
(Foto: Reprodução) Nicolly Fernanda Pogere, 15 anos.
Arquivo pessoal
A Polícia Civil confirmou, nesta segunda-feira (18), que concluiu as investigações do feminicídio da adolescente Nicolly Fernanda Pogere. O corpo da menina, de 15 anos, foi encontrado às margens da lagoa do Jardim Amanda I, em Hortolândia (SP), há um mês.
Nicolly foi esfaqueada e esquartejada em um crime com "requintes de crueldade" e "violência extrema", segundo a investigação. O corpo foi encontrado no dia 18 de julho e o enterro ocorreu dois dias depois, sob protesto e comoção em Mococa (SP), onde ela morava com a família.
A investigação da Polícia Civil levou à identificação de dois adolescentes, de 17 e 14 anos, que confessaram o crime, foram apreendidos e tiveram a internação provisória decretada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo o delegado do 2º Distrito Policial de Hortolândia e responsável pelo inquérito, José Regino Melo Lages Filho, o caso foi relatado ao Ministério Público depois que todas as partes do corpo da jovem foram encontradas no entorno da lagoa. Ainda de acordo com o delegado, a denúncia já foi formalizada à Justiça.
O delegado também informou que os adolescentes apreendidos passaram por audiência há cerca de duas semanas, e ele acredita que a decisão deva ser proferida pela Justiça nos próximos dias.
"Eles tiveram a internação provisória decretada de 45 dias. Casos que envolvem adolescentes são céleres e esse prazo está próximo do fim, então a decisão deve sair em breve", disse Lages Filho.
Caso a Justiça decida, por exemplo, pela internação, os dois adolescentes apreendidos por suspeita do crime podem ficar até três anos internados na Fundação Casa. Entenda quais são as medidas sócioeducativas para jovens que cometem atos infracionais.
Caso Nicolly: funcionários encontram saco com restos mortais em lagoa de Hortolândia
Encontro de partes do corpo
A família de Nicolly reconheceu partes restantes do corpo achadas no dia 24 de julho. O saco com as partes do corpo foi localizado enquanto uma equipe da prefeitura fazia o corte da grama no entorno da lagoa.
Segundo a Polícia Civil, a família fez o "reconhecimento preliminar informal" por meio de vestimentas da vítima.
Um dos suspeitos apreendidos pela morte de Nicolly é um adolescente de 17 anos, namorado da vítima. Já a menina de 14 anos, também apreendida, mantinha um relacionamento com o jovem. Eles foram apreendidos no dia 20 de julho, na casa da avó de um dos jovens, no Paraná.
Na época, Lages Filho afirmou que os suspeitos disseram que Nicolly os atacou com uma faca e, para evitar a agressão, eles reagiram e mataram a adolescente. Para o delegado, Nicolly foi atraída até a casa do namorado.
Moradora de Mococa (SP), Nicolly Fernanda Pogere estava desaparecida e foi encontrada morta em Hortolândia
Arquivo pessoal
Como o corpo foi encontrado
Um cão farejador da Guarda Municipal de Hortolândia encontrou o tronco de Nicolly enquanto as equipes faziam buscas pela vítima.
"O avô da menina trouxe algumas roupas dela e os profissionais do canil fizeram o reconhecimento do faro com o cachorro Thor. Foram para o local e fizeram um trabalho de praticamente 3 horas e meia, que culminou em encontrarem o corpo dessa menina", disse o secretário de Segurança Pública de Hortolândia, Joldemar Nunes Corrêa, após encontrarem o corpo.
O corpo estava enrolado em dois lençóis e em uma lona azul, parte dele dentro da água. Segundo a polícia, o casal de adolescentes usou um carrinho de mão para levar o corpo até a lagoa.
O pai do namorado de Nicolly, que não estava em casa no momento do crime, reconheceu os lençóis e a lona como dele. O adolescente morava com o pai, já que a mãe está presa por um crime que não foi informado.
O corpo tinha muitas perfurações de faca, além da inscrição das iniciais do PCC. No interior dos lençóis, foram encontradas pedras usadas para manter o corpo submerso na lagoa, caracterizando esforço de ocultação do cadáver.
Segundo Lages Filho, os dois adolescentes suspeitos afirmaram que deram apenas uma facada nas costas de Nicolly, mas o encontro do corpo desmente a versão deles.
"Eles não demonstram arrependimento, mas falam sim que não era isso que eles queriam e quando perceberam o que tinha feito resolveram fugir para não sofrer as consequências", explicou.
Viagem e desaparecimento
Segundo o padrasto de Nicolly, Felipe Espanha, a jovem e o suspeito se conheciam desde a infância e estudaram juntos até a família da jovem se mudar para Mococa. Eles começaram um relacionamento à distância e, no dia 29 de junho, ela foi a Hortolândia visitar o avô e encontrar o namorado.
O padrasto ainda afirmou que ela ficou alguns dias na casa do suspeito e voltaria para a casa do avô no dia 14 de julho. A família, porém, não conseguiu contato com Nicolly.
A família chegou a ligar para o namorado, mas o adolescente afirmou que eles haviam terminado o relacionamento no dia 12 de julho. A partir daí, a jovem desapareceu.
O avô registrou Boletim de Ocorrência relatando o desaparecimento de Nicolly na delegacia de Hortolândia, o que motivou o início da investigação.
O que é feminicídio?
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas